Relatório

Relatório

No passado dia 11 de Fevereiro quinta-feira de 2010 nos os vencedores do curso EFA B3 de praticas técnicas-comerciais fomos fazer uma visita á citros a visita decorreu no período de formação de cidadania com a formadora Susana Cunha. Durante a visita que efectuámos às suas instalações, ficámos a saber que, os resíduos urbanos domésticos são transportados para a Estação pelos camiões de recolha, sendo, depois de pesados à entrada, encaminhados para a fossa de recepção de resíduos, onde são descarregados.

A recolha dos resíduos a partir da fossa é efectuada por uma ponte rolante equipada com uma garra hidráulica, transportando-os para as tremonhas de carga dos cilindros de compostagem. Curioso é o facto desta garra possuir a capacidade de transportar até seis toneladas por movimento. A compostagem é uma técnica que orienta esta actividade biológica natural, para uma fermentação forçada e acelerada, sendo, portanto, uma degradação microbiana da matéria orgânica, controlada para assegurar o desenvolvimento intenso de microorganismos - fungos e bactérias - perto dos 70º C destroem a maior parte dos elementos patogénicos, ao mesmo tempo que as diferentes microfloras sintetizam substâncias orgânicas que permitem a estabilização do produto final a que se dá o nome de composto.

Convenhamos que nesta fase do processo os odores inalados são de uma intensidade homicida, mas que ao mesmo tempo provou a fibra dos formandos os vencedores, uma vez que todos aguentaram firmemente.

A compostagem acelerada é realizada nos cilindros de compostagem também designados por Bio Reactores - conhecidos tecnicamente por BRS -, que são revestidos por uma fina camada de composto que serve como meio de cultura dos microorganismos e que permite o isolamento técnico dos reactores.

Os resíduos brutos são introduzidos sem qualquer trituração ou pré-tratamento nos cilindros e as acções realizadas no seu interior.

- uma acção mecânica - devido á rotação dos BRS - que provoca a dilaceração selectiva dos resíduos mais frágeis;

- uma acção biológica, originada pelo contacto com os microrganismos pré-existentes, bem como pela sua oxigenação, humidificação e mistura contínua da massa de resíduos, e uma separação grosseira dos resíduos inorgânicos e orgânicos - transformados em composto - através de um crivo rotativo existente nas extremidades dos BRS.

A fase seguinte - designada por afinação - tem por objectivo efectuar uma separação fina do composto e dos refugos - matéria inorgânica constituída por plásticos, vidros, metais, papel, entre muitos outros. O processo de afinação é diário, tem uma duração de aproximadamente de 7 horas e a Estação comporta duas linhas de afinação completamente autónomas.

A saída da linha de afinação os refugos separados são encaminhados para um tremonha de alimentação de uma prensa hidráulica de fardos. Os fardos de refugo são encaminhados para os Aterros Sanitários do Sistema. O risco de poluição do meio ambiente pelos refugos é inexistente, devido, por um lado, á completa separação da matérias orgânicas e, por outro, à limitação da penetração das águas da chuva, em resultado da sua elevada densidade. Finalmente, o composto, após a afinação, é depositado numa área de maturação - por um período que varia entre 15 dias e 3 meses - e para permitir a fermentação aeróbica o composto é revolvido ao mesmo tempo que a sua temperatura vai diminuindo. Após a maturação o composto é comercializado como adubo natural para a agricultura. O composto é especialmente recomendado para a viticultura, horticultura, viveiros, criação de prados temporários, espaços de lazer, arboricultura e cultura de cogumelos. Perante esta demonstração só nos apetece dizer, vamos continuar a tratar dos lixos para salvarmos o nosso planeta e aumentarmos a nossa qualidade de vida!

 

 Conceição Carvalho